RH E MARKETING

Por mais que o endomarketing pareça uma ação única do marketing, ela depende e muito da ação dos profissionais do RH.

Afinal, o objetivo é compreender os desejos do colaborador e desenvolver ações de endomarketing com base nessas vontades.

Como eu compreendo os desejos do meu profissional? Com pesquisas, conversas, formulários entre outros. Quem trabalha para isso é o profissional do RH.

Existe a opção de realizar essa primeira pesquisa de forma direta (formulários) ou de forma indireta, com conversas descontraídas.

Os profissionais do RH precisam conhecer muito bem o que é endomarketing para trabalhar com isso. Quem consegue desenvolver algo do que não tem ideia? Os profissionais qualificados precisam conhecer o endomarketing, isso é fato.

As empresas que se atentam em conhecer o que é endomarketing têm um destaque notável se comparado aos concorrentes.

EXEMPLOS DE ENDOMARKETING EM EMPRESAS

Abaixo separamos três grandes empresas que tiveram sucesso ao executar o endomarketing e que se destacaram no mercado ao aplicar essa estratégia

BEST BUY

Essa é uma empresa virtual de produtos eletrônicos.

Havia uma alta taxa de rotatividade dos funcionários, chegando quase aos 60%. Ao perceber isso, eles fizeram uma pesquisa para conhecer melhor os seus colaboradores e, a partir dos resultados, criaram uma rede social interna, o Blue Shirt Nation.

Depois disso, a taxa de de rotatividade da equipe teve uma grande queda. Dos quase 60%, os números foram para 12%, além de aumentar a qualidade do trabalho prestado pelos profissionais.

PORTOBELLO

O empreendimento brasileiro fabricante de cerâmicas também investiu em endomarketing. Eles criaram um Programa de Desenvolvimento e Carreira, mostrando os passos para ter sucesso dentro da empresa.

A empresa distribuiu gibis aos funcionários com o objetivo de retratar as fases de crescimento dentro da corporação. Além disso, haviam jogos de tabuleiro que ajudavam a espalhar a cultura empresarial.

Resultado: em quatro anos (2010-2014) a produtividade cresceu em 31%.

TOYOTA

A Toyota é referência em endomarketing. Ela faz um processo antes dos funcionários começarem a trabalhar. Quando o contrato é assinado eles passam cinco meses em treinamento.

Desses cinco meses dois são frequentando as fábricas para ver como são feitos os carros da montadora, 1 mês para entender a cultura Toyota e os outros dois meses dentro de uma concessionária para entender as necessidades do cliente.

De maneira diferente, os funcionários conhecem a cultura Toyota, coisa essencial dentro de um negócio.

Nessa brincadeira boba, já se passaram sete meses e os funcionários estão aptos a desempenhar o trabalho da melhor maneira e trazer mais resultados à empresa, concluindo uma ótima técnica de endomarketing.

Na base da montadora no Japão, os funcionários entram com um contrato vitalício. As contratações não são por “efeito manada”, e sim pontuais, isso levou a Toyota a liderança mundial do mercado de automóveis, que era ocupada pela General Motors por 73 anos.

Em base, saber o que é endomarketing e desenvolver o marketing interno, além de dar um destaque maior, traz ao seu negócio resultados maravilhosos. Por isso o endomarketing é tão importante.

SABER O QUE É ENDOMARKETING É ESSENCIAL PARA TER SUCESSO

Mostramos o que é endomarketing e quão importante é para sua empresa realizar ações de endomarketing.

Elas irão deixar os funcionários muito mais contentes e com maior vontade de trabalhar. Tudo isso é fruto do endomarketing bem trabalhado.

Além de tudo isso, o marketing interno reduz o turn over (taxa de rotatividade da empresa). Esse fato ocorre porque o seu funcionário estará satisfeito com o trabalho, e irá desempenhar seu trabalho da melhor maneira, portanto, não há motivos para o colaborador sair da empresa.

Quando lidamos com profissionais motivados acontece um marketing natural, sem forçar a barra. Isso é uma das vantagens de saber o que é endomarketing e como realizar suas técnicas com sucesso para um resultado mais expressivo.

Então, mãos na massa, depois de conhecer o que é endomarketing comece a pesquisar quais atitudes tornariam seus funcionários satisfeitos, aplique ações de endomarketing e alavanque seu desempenho de forma orgânica.

Um por todos e todos por um!
 

FONTE: https://www.idealmarketing.com.br/blog/o-que-e-endomarketing/

Publicado em: 06/04/2020 11:03:09

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

SEPROSC, FECOMÉRCIO e SENAC fortalecem parceria estratégica para formação de talentos em tecnologia

SEPROSC, FECOMÉRCIO e SENAC fortalecem parceria estratégica para formação de talentos em tecnologia

Mais do que um encontro: um compromisso com o futuro da inovação em Santa Catarina.

Trajetória de ex-aluno do Jovem Programador comprova impacto do SEPROSC na formação de talentos

Trajetória de ex-aluno do Jovem Programador comprova impacto do SEPROSC na formação de talentos

João Victor, de apenas 19 anos, representa SC em competição nacional de tecnologia após iniciar sua jornada no PJP.

Almoço de Relacionamento do SEPROSC discute desafios da formação de talentos e o futuro da tecnologia em Santa Catarina

Almoço de Relacionamento do SEPROSC discute desafios da formação de talentos e o futuro da tecnologia em Santa Catarina

Encontro de setembro reuniu lideranças empresariais para debater empregabilidade, qualificação profissional e projeções do setor de TI no estado

SEPROSC marca presença estratégica no Startup Summit 2025 e celebra destaque do Programa Jovem Programador

SEPROSC marca presença estratégica no Startup Summit 2025 e celebra destaque do Programa Jovem Programador

O maior evento de inovação do Sul do Brasil reuniu lideranças, startups, instituições e talentos em Santa Catarina — e o SEPROSC esteve no centro dessa movimentação

Setor de Tecnologia em Santa Catarina cresce 40% em cinco anos e alcança R$ 42,5 bilhões em faturamento

Setor de Tecnologia em Santa Catarina cresce 40% em cinco anos e alcança R$ 42,5 bilhões em faturamento

Estado sobe para a quinta posição nacional em faturamento do setor e consolida protagonismo no ecossistema de inovação brasileiro

Reforma Tributária: evento virtual do SEPROSC e Fenainfo reúne mais de 300 participantes e reforça o valor do associativismo

Reforma Tributária: evento virtual do SEPROSC e Fenainfo reúne mais de 300 participantes e reforça o valor do associativismo

Live técnica debateu os impactos da reforma tributária e garantiu às empresas associadas acesso direto a informações estratégicas

Desempenho x Desenvolvimento na prática

Desempenho x Desenvolvimento na prática

Como alinhar avaliação de desempenho ao desenvolvimento real de pessoas

A Experiência das Pessoas como Estratégia de Resultado: O RH como Agente de Transformação

A Experiência das Pessoas como Estratégia de Resultado: O RH como Agente de Transformação

Como a experiência do colaborador impacta resultados e cultura.

SEPROSC promove primeiro almoço com empresários e gestores de tecnologia em Blumenau

SEPROSC promove primeiro almoço com empresários e gestores de tecnologia em Blumenau

Encontro deve se repetir mensalmente para fortalecer conexões e debater temas estratégicos do setor

Agenda Seprosc

Agenda Eventos