Novo presidente do Seprosc, Andréas Hartmann, visita Brasília para discutir impactos da reforma tributária no setor de TI

O presidente do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de Santa Catarina (SEPROSC), Andréas Hartmann, em sua primeira missão oficial, esteve em Brasília para discutir os significativos impactos da reforma tributária no setor de Tecnologia da Informação (TI). Essa importante iniciativa foi liderada pela Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo) com a participação da entidade patronal das empresas de informática do Rio Grande do Sul (SEPRORGS), Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Pernambuco (SEPROPE) e Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES).

 

Encontro no gabinete do senador Jorge Seif

 

Durante sua estadia na capital federal, Hartmann conduziu uma série de reuniões no Congresso Nacional, onde dialogou com diversos parlamentares para discutir os desafios que as empresas de TI enfrentam diante das mudanças propostas na reforma tributária.  Entre os políticos com quem se encontrou, estiveram os senadores Jorge Seif (PL-SC), Angelo Coronel (PSD-BA), Humberto Costa (PT-PE), o líder do governo no Senado - Jaques Wagner (PT-BA); o deputado Alex Manente (Cidadania-SP) e assessores do senador Esperidião Amin (PP-SC), da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), entre outros. 

 

Agenda com o senador Humberto Costa

 

Uma das reuniões de destaque ocorreu com a deputada Any Ortiz (Cidadania-RS), que é relatora do projeto de lei recentemente aprovado na Câmara dos Deputados, estendendo a desoneração da folha de pagamento até 2027. A pauta principal desses encontros foi enfatizar a importância de incluir o setor de Tecnologia da Informação no regime tributário diferenciado proposto pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019, atualmente em tramitação no Senado.

 

Ao lado dos deputados Alex Manente e Any Ortiz

 

Além disso, foram realizados encontros informais com o ministro da Economia, Fernando Haddad, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Efraim Filho (União - PB), que é relator do grupo de trabalho da Reforma Tributária CAE e autor do projeto de lei relacionado à desoneração da folha de pagamento.

“Nossa principal preocupação é o impacto financeiro que essa reforma pode ter sobre as empresas de TI e, por extensão, sobre os consumidores de serviços digitais, de TI e de internet. A alíquota padrão proposta pelo Ministério da Fazenda, estimada em 25,45%, representa uma carga tributária excessiva para nosso setor, que é intensivo em mão de obra e emprega milhões de brasileiros”, afirma o presidente do SEPROSC.

 

Agenda no gabinete do senador Angelo Coronel

 

A proposta de reforma tributária visa consolidar cinco impostos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) em dois impostos de valor agregado, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), além de um Imposto Seletivo. Para setores como educação, saúde, medicamentos, dispositivos médicos e de acessibilidade, transporte coletivo, entre outros, o texto prevê uma alíquota reduzida em 60% e isenção do imposto seletivo. O setor de TI é unânime em sua reivindicação de inclusão no regime tributário diferenciado, uma vez que a não inclusão resultaria em aumento significativo dos impostos, que poderiam ser repassados aos consumidores de serviços digitais, de TI e de internet.

 

Encontro com assessores do senador Esperidião Amim

 

Andréas Hartmann e os representantes do setor de TI enfatizaram a necessidade de revisão da proposta tributária para garantir a sustentabilidade e o crescimento contínuo do setor, preservar os empregos e a qualidade dos serviços essenciais oferecidos à população brasileira. “A manutenção dessa alíquota padrão pode levar à redução de empregos, ao desestímulo da expansão das empresas, à diminuição da competitividade do Brasil no cenário global e a um impacto negativo no acesso da população aos serviços essenciais que oferecemos”, concluiu.

Publicado em: 04/09/2023 12:17:50

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Nota de Posicionamento do SEPROSC - Desoneração

Nota de Posicionamento do SEPROSC - Desoneração

O SEPROSC apoia a nota da Fenainfo contra a suspensão da desoneração da folha de pagamentos, alertando que a medida prejudica a competitividade e os empregos no setor de tecnologia e inovação no Brasil.

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Encontro online reuniu representantes de empresas catarinenses e profissionais para falar sobre a importância de alinhar estratégias salariais e de funções à forma de atuação das empresas

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Com o aumento no número de vagas e cidades atendidas, o programa se consolida como o maior do Estado em capacitação profissional de programadores de sistemas

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

O Grupo de Relações Trabalhistas (GRT) está de volta em 2024, trazendo conteúdos de interesse para promover o aprendizado contínuo e melhores práticas

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Após pressão de parlamentares e entidades do setor, o presidente Lula assinou a revogação de trecho de Medida Provisória que reonerava a folha de pagamentos de 17 setores da economia

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Última chance: se você busca uma oportunidade na área de TI, inscreva-se e participe!

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Com o aumento no número de oportunidades e de municípios de norte a sul do Estado, o Jovem Programador se torna o maior programa de formação em TI de SC

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

A WK completa 40 anos em 2024 e já deu início às comemorações que serão realizadas durante todo o ano

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Jovem Programador abre inscrições para 2024, oferecendo mais de 830 vagas em 19 cidades catarinenses; veja como participar!

Agenda Seprosc

Agenda Eventos