O QUE É ENDOMARKETING? CONHEÇA E TRAGA RESULTADOS INCRÍVEIS AO SEU NEGÓCIO

 

O que é endomarketing? Já ouviu falar? Bom, essa é uma estratégia de comunicação interna responsável por motivar os colaboradores. Ele também pode ser conhecido como marketing interno, e vale entender que investir em ações de endomarketing pode ser o diferencial de um negócio de sucesso.

Muitas pessoas buscam descobrir o que é endomarketing. O marketing interno é voltado aos funcionários e grandes empresas têm investido nessa estratégia, e o retorno financeiro é notável.

Mas como uma estratégia de marketing direcionada aos colaboradores pode trazer lucros para empresas?

É simples. Pense comigo: quando você estimula as percepções de que sua empresa é o melhor lugar para se trabalhar, e o colaborador nota isso, ele realmente irá se sentir parte da empresa.

Então quando isso acontece, o funcionário fica mais contente e disposto a dar o seu melhor sempre, melhorando assim sua produtividade e gerando mais resultados. Essa é uma ótima maneira de começar seu endomarketing.

Por isso que ações de endomarketing bem feitas, trazem resultados financeiros.

O QUE É ENDOMARKETING OU MARKETING INTERNO?

Afinal, o que é endomarketing? Pode ser chamado também de marketing interno. Esse é o processo de marketing feito dentro da própria empresa, para os colaboradores.

O processo surge de dentro para fora, despertando nos colaboradores a sensação de ser uma ótima organização, além de mostrar a preocupação com o bem estar dos funcionários.

Isso responde o que é endomarketing.

No marketing interno, você precisa transformar a empresa no melhor lugar. Tudo bem, não é tão simples desse jeito, mas é bem fácil de entender.

Pense comigo nesse exemplo: Você é um funcionário da sua empresa, então estaria satisfeito com seu emprego? Se você titubeou, precisa começar a pensar mais em seus funcionários.

Sua empresa não depende só das suas vendas, ela depende do desempenho dos seus funcionários (e muito diga-se de passagem).

Bom, então se você não está satisfeito, e sua organização não pensa nos funcionários, porquê o seu colaborador vai se sentir motivado a dar o máximo no trabalho? Não tem motivo.

É preciso mudar isso urgentemente, e quando você sabe o que é endomarketing é mais fácil de perceber isso.

O endomarketing busca satisfazer as necessidades dos colaboradores, então essa é a resposta para sua mudança, melhorar a comunicação interna.

Existem muitas formas de desenvolver o marketing interno, portanto é essencial saber qual o melhor para o seu negócio. Por isso você precisa entender qual o pensamento dos colaboradores sobre a sua empresa.

Mas vamos deixar para tratar desse assunto lá na frente, ok?

Melhorar a relação entre empregado e empregador é o mais importante até aqui. Para isso acontecer você vai trabalhar nas necessidades dos funcionários e na comunicação interna da sua empresa, isso que é endomarketing.

MOTIVAR OS FUNCIONÁRIOS É ESSENCIAL PARA UM BOM MARKETING INTERNO

Agora você já sabe o que é endomarketing, vamos explicar porque é importante realizar ações de endomarketing. Quando o funcionário veste a camisa da empresa, pode ter certeza: ele vai batalhar por ela até o fim.

Essa é mais uma tática do endomarketing, fazer o funcionário criar um laço com a empresa.

Mas há tempos atrás ouvimos nossos pais dizendo “nada vem de graça nessa vida”, no âmbito empresarial isso ocorre também. Para o funcionário vestir a camisa, você precisa investir em seus colaboradores.

Mas quando dizemos “investir”, não trata-se necessariamente de um aumento salarial. Faça o contrário, incentive o colaborador a batalhar para conquistar um aumento, estipule metas e estimule ele a batê-las.

Porém coloque metas alcançáveis, pois do contrário, você irá desestimular seu funcionário. O importante é você mostrar sua preocupação com a pessoa.

Viu como não é tão difícil?

Entretanto é bacana você se importar não só com a pessoa, mas com o bem-estar dela. Por exemplo, um ambiente bem climatizado, disponibilizar café e frutas em sua copa, também são maneiras de fazer endomarketing na sua empresa.

Dessa forma, seu colaborador ficará motivado e se sentirá parte do seu negócio.

Na maioria das empresas, o funcionário é quem tem o primeiro contato com o cliente. Ele precisa transparecer que trabalha na melhor empresa que existe. Quando isso acontece de uma forma natural, é muito mais vantajoso.

Mas não queremos que o funcionário forçe a barra com afirmações positivas relacionadas à empresa. Se ele transparecer isso trabalhando bem humorado, disposto e em um ambiente leve, os resultados certamente serão melhores, pode acreditar!

Para saber motivar seu funcionário da melhor forma, você precisa entender o que ele pensa sobre seu negócio.

Publicado em: 03/02/2020 10:59:00

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Encontro online reuniu representantes de empresas catarinenses e profissionais para falar sobre a importância de alinhar estratégias salariais e de funções à forma de atuação das empresas

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Com o aumento no número de vagas e cidades atendidas, o programa se consolida como o maior do Estado em capacitação profissional de programadores de sistemas

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

O Grupo de Relações Trabalhistas (GRT) está de volta em 2024, trazendo conteúdos de interesse para promover o aprendizado contínuo e melhores práticas

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Após pressão de parlamentares e entidades do setor, o presidente Lula assinou a revogação de trecho de Medida Provisória que reonerava a folha de pagamentos de 17 setores da economia

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Última chance: se você busca uma oportunidade na área de TI, inscreva-se e participe!

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Com o aumento no número de oportunidades e de municípios de norte a sul do Estado, o Jovem Programador se torna o maior programa de formação em TI de SC

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

A WK completa 40 anos em 2024 e já deu início às comemorações que serão realizadas durante todo o ano

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Jovem Programador abre inscrições para 2024, oferecendo mais de 830 vagas em 19 cidades catarinenses; veja como participar!

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Orientadas por profissionais atuantes, equipes desenvolveram soluções aplicáveis e ganharam smartwatchs, Alexas e kits gamer; inscrições para o Jovem Programador 2024 já estão abertas

Agenda Seprosc

Agenda Eventos