Jornal de Santa Catarina destaca parceria do SEPROSC em tecnologia inclusiva

O Jornal de Santa Catarina dedicou sua principal manchete de capa à parceria entre o SEPROSC, empresas e o Sesi para a formação de pessoas com deficiência.

33 pessoas nessas condições foram selecionadas para receber gratuitamente formação em atividades ligadas à administração e TI.

O curso está sendo patrocinado pelo SEPROSC, GovBR e Senior.

Confira a reportagem:

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA ALIADOS À INCLUSÃO

PARCERIA ENTRE SESI e empresas de tecnologia de Blumenau oferece curso para capacitação profissional de pessoas com deficiência

Uma oportunidade em meio a um mundo desconhecido, mas que inspira para alcançar conhecimento e até mesmo uma vaga de emprego para quem convive com as dificuldades da deficiência e outro fator limitador: o preconceito no mercado de trabalho. Essa é a realidade para 36 alunos do curso de tecnologia inclusiva, uma parceria do Sesi com as empresas Sênior Sistemas e GovBR, mais o Sindicato das Empresas de Processamento de Dados, Software e Serviços Técnicos de Informática do Estado de Santa Catarina (Seprosc). Duas vezes por semana, o grupo participa de aulas que vão desenvolver competências e habilidades profissionais para ingressar no mercado da tecnologia, um dos principais eixos da economia de Blumenau.

Magali Otto, 52 anos, que possui deficiência física, conhece as dificuldades para conseguir emprego e aposta no curso.

– É uma oportunidade que surgiu e esta parceria com as empresas me deixou muito esperançosa de conseguir um emprego na área de tecnologia, que é um desafio – conta a aluna, que atualmente trabalha no setor de produção de uma empresa na cidade.

O projeto recebeu 77 inscrições e teve 36 alunos selecionados. Novas inscrições já estão na mira, pois outras empresas estão interessadas nesta captação de talentos, de acordo com a organização.

– Temos matriculados alunos com autismo, deficiência auditiva, física, visual e intelectual, que terão a oportunidade de aprender sobre tecnologia e aumentar suas possibilidades neste mercado. Toda a metodologia está sendo adaptada com recursos de acessibilidade para que os alunos possam acompanhar com tranquilidade. Os interessados em conseguir uma vaga nesses cursos de inclusão podem fazer inscrição prévia na página facebook.com/inclusaosesi – completa a consultora do programa, Thaís Tavares Pompeo.

Durante as aulas, um técnico especialista ministra o conteúdo, acompanhado por um intérprete da linguagem de sinais que auxilia a comunicação com os deficientes auditivos e um professor de apoio, dando subsídios principalmente para o uso dos recursos tecnológicos aplicados em sala. O projeto atende demandas no setor tecnológico e também a Lei 8.213, de 1991, que prevê que empresas com 100 ou mais colaboradores são obrigadas a preencher de 2% a 5% de seus cargos com pessoas com deficiência (PCD) ou reabilitados.

A lei trouxe grandes conquistas para essa parcela da população. Segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, há cerca de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência – quase 24% da população. Entretanto, na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), feita em 2015 pelo Ministério do Trabalho, apenas 403,2 mil vínculos empregatícios são declarados como PCDs, o que representa 0,84% do total de empregos formais no Brasil.

O setor de TI em Blumenau, hoje tem cerca de 1,3 mil empresas na cidade e muitas têm dificuldade em recrutar PCDs. Com esta demanda reprimida, surgiu a parceria para capacitar e inserir as pessoas com deficiência na área de tecnologia, conforme explica o diretor executivo do Seprosc, Edílson Paterno.

– O Sesi apresentou um projeto e salientou que não é somente no setor de TI que há esta necessidade. Com isso, todos os envolvidos resolveram fazer este curso para poder formar estas pessoas para ter uma noção básica em TI, com isso facilitar a contratação deste trabalhador pelas empresas do ramo – conta Paterno.

Publicado em: 06/03/2018 10:39:46

Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp

Notícias

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Primeira reunião do GRT em 2024 debateu Plano de Cargos e Salários

Encontro online reuniu representantes de empresas catarinenses e profissionais para falar sobre a importância de alinhar estratégias salariais e de funções à forma de atuação das empresas

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Jovem Programador 2024: edição começa as aulas batendo recorde de vagas e inscrições

Com o aumento no número de vagas e cidades atendidas, o programa se consolida como o maior do Estado em capacitação profissional de programadores de sistemas

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

GRT 2024: primeiro encontro do grupo neste ano acontece no dia 19

O Grupo de Relações Trabalhistas (GRT) está de volta em 2024, trazendo conteúdos de interesse para promover o aprendizado contínuo e melhores práticas

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Governo mantém desoneração de 17 setores da economia

Após pressão de parlamentares e entidades do setor, o presidente Lula assinou a revogação de trecho de Medida Provisória que reonerava a folha de pagamentos de 17 setores da economia

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Últimos dias: inscrições para o Jovem Programador 2024 terminam dia 18/02

Última chance: se você busca uma oportunidade na área de TI, inscreva-se e participe!

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Jovem Programador 2024: programa ultrapassa 1000 vagas em 21 cidades catarinenses

Com o aumento no número de oportunidades e de municípios de norte a sul do Estado, o Jovem Programador se torna o maior programa de formação em TI de SC

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

WK chega aos 40 anos conectada com o crescimento

A WK completa 40 anos em 2024 e já deu início às comemorações que serão realizadas durante todo o ano

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Inscrições abertas para o Programa Jovem Programador 2024

Jovem Programador abre inscrições para 2024, oferecendo mais de 830 vagas em 19 cidades catarinenses; veja como participar!

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Jovem Programador 2023: final do Hackathon premiou alunos do programa

Orientadas por profissionais atuantes, equipes desenvolveram soluções aplicáveis e ganharam smartwatchs, Alexas e kits gamer; inscrições para o Jovem Programador 2024 já estão abertas

Agenda Seprosc

Agenda Eventos